Fórum parceiro Portugal/Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014
Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha: Lembrar-me

Alimentação das Tartarugas Tigre D´água
(1 vendo) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água

Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 3 anos, 7 meses atrás #361

• Chris
  • Moderador
  • Postagens: 339
Infelizmente, nós que criamos Tartarugas Tigre D´água estamos sujeitos a pouca informação científica sobre a alimentação delas. Encontrei no site do "PROJETO CHELONIA - Biologia, manejo e conservação de anfíbios e répteis" (projetochelonia.blogspot.com/2010_05_01_archive.html) - uma matéria importante e atualizada (abril de 2010) sobre a exata alimentação dessa espécie fora do cativeiro, que ajudará os criadores, usando o bom senso, a fazer uma dieta mais próxima da real em relação á que elas tem no habitat natural. Ai vai:

"A dieta dos quelônios é altamente diversificada. Existem, em algumas espécies, alterações na dieta ao longo do desenvolvimento. Os filhotes de tartaruga-tigre-d’água, por exemplo, passam de essencialmente carnívoros – predadores de invertebrados aquáticos, girinos e peixes – a adultos herbívoros (que se alimentam de frutos que caem na água, folhas e talos de vegetais aquáticos) e oportunistas (consomem invertebrados aquáticos, anfíbios, peixes, pequenas aves e mamíferos e carcaças)."

Tendo em vista essa afirmação, fica claro que devemos nos preocupar com o manejo correto dessa espécie, dando atenção as mudanças alimentares entre filhotes e adultos.

De modo geral, apenas os criadores mais experientes usam outros alimentos além da ração, por isso esse tópico visa informar a todos a importância de ter uma dieta mais adequada as tartarugas adultas.

Re: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 3 anos, 7 meses atrás #365

• Fernando77
  • Junior
  • Postagens: 133
Por isso que eu concordo com o monzinho, é importante variar os alimentos. Não acho que os gamarus sejam assim um monstro na alimentação das tartarugas, eu venho usando eles como complemento faz quase 1 mes e nunca tive problemas. Inclusive tenho dado 2x por dias para suprir as proteinas que ela deveria ingerir nesta idade. Sei que os gamarus são apenas camarões desidratados, mas ainda sim são uma fonte de proteina bruta alem de forcecerem gorduras, que se faz presente na alimentação delas em ambiente selvagem.
O Raffy Mineral eu passei a introduzir na alimentação para reforçar a ingestão de calcio e por ele ser um polivitaminico tambem. Penso ainda em mais tarde fornecer a ela algo como o raffy Vital que é um alimento 100% vegetal caso eu não consiga fornecer plantas aquaticas com frequencia.
Frutas e verduras eu ainda quero esperar até ela ter uns 8 meses. Pois nem sempre consigo encontrar verduras e legumes livres de agrotoxicos e mesmo lavando sei que eles ainda podem ter uma quantidade consideravel. Tenho parentes no interior do estado que trabalham no campo e os mesmos inclusive ja abandonaram o uso em casa de derivados da soja(oleos, sucos, farinhas etc) pela quantidade de pesticidas que se tem usado no cultivo. Sempre procuro comprar em feiras de agricultores da região metropolitana pois como não cultivam em larga escala o uso de agrotoxicos é menor. Mas acho que isso depende de região. Particularmente acho que isso ocorre no Parana pelo grande volume de cultivo de soja, muitos produtores por já estarem acostumados ao grande uso de pesticidas nessa cultura acabam repitindo a pratica em nas demais culturas. Eu por exemplo já tive duas intoxicações alimentares por ingerir tomate mal lavados e pelo que os medicos me informaram é bem comum isso por aqui. Como as tartarugas são muito mais sensiveis a agrotoxicos que nós eu tomo mais cuidado em fornecer verduras e frutas. Mas eu detecto essa necessidade na minha região pelo nosso perfil agricola, é provavel que isso não seja problema em muitos lugares.

...caramba escrevi bastate.
Última Edição: 3 anos, 7 meses atrás Por Fernando77.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Chris

Re: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 3 anos, 7 meses atrás #376

• Tunega
  • Master
  • Postagens: 688
Taí mais uma diferença entre as Orelhas Vermelhas e as Tigres D'água. As orelhas procuram por uma alimentação muito mais carnívora, e as tigres por uma mais herbívora. É até engraçado, jogo uma folha de couve e junta só as tigres disputando...
Os cágados então nem se fala... além de preferirem comer de noite, são mais carnívoros ainda.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Chris, bruno.carmo

Re: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 2 anos, 10 meses atrás #3530

Olá pessoal, estou em dúvida sobre a alimentação da minha tigre d'agua, estou usando somente Reptolife Baby, já que ela tem 2 meses aproximadamente e 4,5cm de carapaça. Ela está se alimentando normalmente 4vezes ao dia, mas gostaria de saber se já posso complementar com folhas, vegetais ou é melhor começar a utilizar carnes? Que tipo de carne seria mais indicada?

Segue um pouco do setup do meu aqua:
60 x 30 x 40 (28 de água)
Uso filtro
Aquecedor com Termostato
Lampada UVB 5.0
Complemento de cálcio
Levo ela pro sol sempre posso.

sds.

Re: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 2 anos, 10 meses atrás #3532

• Tunega
  • Master
  • Postagens: 688
Com qualquer idade é bom complementar a dieta com alimentos variados. Frutas, verduras, plantas de aquário, o que ela aceitar tá bom, embora os filhotes sejam mais resistentes (eles aceitam melhor plantas de aquário principalmente elódeas e cabombas).
Melhor do que carne é dar peixes inteiros (peixinhos de aquário, como platy, espada, guppy, paulistinha...), mas se for dar carne, é preciso dar um complemento de Cálcio pra balancear na dieta final.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: bruno.carmo

Re: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 2 anos, 10 meses atrás #3533

Beleza, vou seguir as dicas obrigado Tunega!

Agora meu filhote não tah muito interessado no Complemento de Cálcio, coloquei a pedra no aqua ontem de manhã, parece que ela nem tocou... noto que ela também não está subindo na plataforma, tah um pouco agitada, arisca. Acredito que seja devido o ambiente ser novo, ela veio pra mim semana passada...

Re: Alimentação das Tartarugas Tigre D´água 2 anos, 9 meses atrás #3865

• Chris
  • Moderador
  • Postagens: 339
Bruno, segue as dicas do Tunega, ele é craque nas tartarugas.... rsrs bem vindo, estive afastada, mas o que precisar é só falar. Eu costumo pegar sempre a minha tigre, um macho que fez 2 anos.. chegou aqui com 3cm e já tá com 15... rsrs Tenta acostumar cedo sua tartaruga com vegetais, frutas, e peixinhos vivos, os menores que encontrar, por causa da idade dela. Isso estimula ela a caçar, e se um dia vc precisar viajar, é só deixar uns peixes. Para fazer isso, tenha um pequeno aquário separado só para os peixes.. deixe ele ciclar e coloque uns espadas, que são bem resistentes. Quando estiverem bem, coloque um ou 2 no aquário da sua tarta. Se ela gostar e comer, depois vá colocando aos poucos, pq eles não suportam a água da tartaruga, por não ter oxigenação e ser muito mais ácida que a deles. Outra coisa - NÃO DÊ CAMARÃO - GAMARUS - NUNCA. Eles viciam nisso e não comem mais nada, e tem pouco valor nutricional. As pedras de cãlcio mantenha, ela vai aprender a comer aos pedaços, vc terá que esconder dela depois... rsrsr Boa sorte
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 0.87 segundos
Siga-nos:

Visite nosso perfil no Orkut   Visite-nos no Facebook   Siga-nos no Twitter